Acessibilidade

Personagem interativa vai auxiliar deficientes     Às vésperas do dia 21 de setembro, quando é comemorado o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, a Celg Geração e Transmissão (Celg GT) disponibiliza nesta sexta-feira (20) em seu site (www.celggt.com) uma ferramenta de acessibilidade, instalada em ícones no canto direito da tela, e que ao clicar abre-se uma interface interativa de uma “personagem digital”. Trata-se da solução Rybená Web, que proporciona aos surdos, deficientes visuais, pessoas com deficiências intelectuais (ex.: síndrome de down), analfabetos funcionais, idosos, disléxicos, e outras pessoas com dificuldade de leitura e de compreensão de textos, a possibilidade do entendimento das páginas Web. É uma tecnologia assistiva para traduzir textos do português para libras e voz. Este ferramental contribui para ajustar ou ampliar habilidades funcionais de pessoas com deficiência e consequentemente promover vida independente e inclusão.

     “A inclusão e acessibilidade no mundo virtual também é um tema muito discutido atualmente, pois todo individuo, independente de ter alguma deficiência ou não, é detentor de uma série de direitos que devem ser respeitados. Não é difícil notar que o que constrange muitos deficientes é a dependência de outra pessoa para realizar atividades rotineiras do dia-a-dia ou de seu trabalho, portanto, pequenas iniciativas como esta que estamos tomando em nosso site tem uma importância como instrumento para proporcionar à pessoa com deficiência maior independência, qualidade de vida e inclusão social, até porque queremos transparência completa de nossos atos e notícias, como vem orientando o governador Ronaldo Caiado”, explica o presidente da Celg GT, Lener Jayme.

   A acessibilidade desenvolvida no site da Celg GT, tem como objetivo auxiliar usuários portadores de necessidades especiais proporcionando recursos sistêmicos alternativos para facilitar o acesso à plataforma web. Até porque o Relatório Mundial sobre a Deficiência estimou que existiam, em 2011, mais de um bilhão de pessoas com deficiência no mundo. O mesmo relatório estimava, à época, que percentual significativo destas pessoas (cerca de 80%) viviam em países em desenvolvimento como o Brasil.

   A mais recente pesquisa que dispomos sobre o assunto é do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística sobre deficiência, e data do Censo 2010, estimando as características gerais que compõe a camada de pessoas com deficiência da população brasileira. De acordo com os dados do IBGE cerca de 45 milhões de brasileiros, 23,9% da população total, têm algum tipo de deficiência - visual, auditiva, motora e mental ou intelectual. A população de surdos é cerca de 5,10% da população brasileira.

Avenida C, Quadra A-36, Lote 1, nº 60, Jardim Goiás, CEP 74805-070 – Goiânia - Goiás

© 2017 CELG GT - Todos os direitos reservados